sexta-feira, 16 de julho de 2010

Por Mai Dirnelles (@MaiDornelles), do Finíssimo


Como decorar uma casa de modo aconchegante e sofisticado sem gastar muito e de forma sustentável? Impossível?! Não para o Morar Mais Por Menos, evento de arquitetura e decoração que acontece uma vez por ano em Brasília. Em sua 4º edição, a mostra acontecerá entre os dias 22 de julho e 29 de agosto, na União dos Escoteiros do DF, ao lado do MDO Squash, no Setor de Clubes Sul, trecho 3.

Sala de Jantar - O espaço tem como objetivo reunir o conforto e o prazer de sesentar à mesa para saborear uma boa comida e degustar um bom vinho

A mostra de decoração, que também acontece em oito capitais do Brasil, pretende apresentar ambientes sofisticados dentro de uma proposta acessível. Com criatividade, planejamento e pesquisa, o Morar Mais consegue mostrar que morar bem é algo possível.
O tema deste ano foi em homenagem aos cinquentões: “Pensamos em Brasília e resolvemos homenagear todos que fariam ou vão fazer 50 anos”, revela Celso Faria, um dos organizadores do evento. Entre os homenageados escolhidos estão o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna e o cantor Renato Russo, entre outros nomes de destaque no cenário nacional.




Apê da Mulher Contemporânea - Praticidade, funcionalidade, contato coma tecnologia e exclusividade foram as principais característicasdeste ambiente, que retrata a mulher atual –amiga, amante e profissional



Spa da Família Brasiliense - “Buscamos criar um ambiente aconchegante parareunião e relaxamento de uma família típica brasiliense, queé caracterizada pela mistura de regiões”


Pioneiro no conceito, a preocupação com a sustentabilidade continua como uma forte iniciativa dentro da mostra, sempre visando os 3R´s: Reduzir, Reaproveitar e Reciclar. A inclusão social também sempre foi tema do Morar Mais: cada profissional inclui em seu projeto, produtos desenvolvidos por ONG´s e cooperativas, gerando assim oportunidade para quem trabalha na informalidade.


Sala de Estar da Entrada - um ponto de encontro para quem chega à mostra



Refúgio das Artes - Um refúgio que une arte, sofisticação e elementos rústicos


Priorizar a riqueza e a diversidade cultural, também traduzida na decoração é um dos compromissos da mostra. Avesso a estrangeirismos, o Morar Mais preza pela brasilidade e os novos talentos. “Sempre procuramos chamar novos talentos. O Morar Mais é um celeiro de arquitetos que estão começando, é o espaço para eles mostrarem seus trabalhos”, comenta o organizador da mostra em Brasília.

Cozinha do Apartamento - Amplo, aconchegante e de fácil circulação interna,este ambiente propicia a integração da família





Acadêmia em Casa - uma academia em casa com o essencial para mantera forma em um espaço reduzido


Todos os anos o Morar Mais apresenta temas fixos e agrega um tema novo por edição. Esse ano foi escolhido Tecnologia e Inovação. “A tecnologia está presente em todo lugar, então resolvemos atrelar a sustentabilidade com a tecnologia. Por exemplo, a recepção do evento será feita por uma recepcionista on-line. Também colocaremos uma tecnologia na cozinha em que você fala o prato escolhido e o programa calcula a quantidade e o que você vai precisar”, revela Celso.
Serão um total de 40 ambientes e além da mostra, haverá palestras, além de cursos para seus visitantes. Seis palestras e cursos de gastronomia e seis com uma especialista que ensina como arrumar melhor um guarda roupa, organizar melhor uma mala entre outros. Outra novidade desta quarta edição foi a escolha do local: “sempre tivemos vontade de escolher um lugar, uma instituição sem fins lucrativos como a União dos Escoteiros. Assim que o evento acabar, vamos deixar tudo para a instituição, toda a estrutura”, enfatiza Celso.



Suíte do Casal (1) - O espaço presta uma homenagem ao casal Juscelinoe Sarah Kubistchek. Com uma proposta inovadora, foi criada umaestante que remete ao mapa de Brasília


Os ambientes, que demoraram cerca de 45 dias para serem construídos, já estão quase prontos . Ano passado, 12 mil pessoas passaram pela mostra, sendo a expectativa para este ano de 20 mil visitantes. Uma proposta bacana e que cabe bolso. Afinal das contas, chique é ser econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário